Estudantes do Ensino Médio da capital e interior terão acesso a materiais didáticos

Fundamentos da Literatura Brasileira. FOTOS: Eduardo Cavalcante / Seduc 

A Secretaria de Estado Educação e Desporto realizou, hoje (31/08), o Seminário de Fundamentos da Literatura Brasileira com professores e pedagogos da rede. O encontro busca traçar estratégias que permitam o desenvolvimento da literatura, leitura e interpretação de texto para os estudantes da rede pública estadual de ensino. Professores de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio da rede pública estadual participaram da formação.

Realizada na Faculdade Boas Novas, na zona sul da capital, a formação contou com palestrantes especializados nacionalmente, além de mesas temáticas sobre o tema. A gerente do Ensino Regular, Sirlei Baima, pontua que o seminário é uma forma de incentivar e buscar a formação dos estudantes na sociedade, por meio dos professores. 

“Hoje os professores podem ter essa conversa de como integrar essas obras ao trabalho pedagógico, buscando a formação desse estudante leitor, mas não leitor de qualquer jeito, o leitor de literatura, colocar para que esse aluno experiencie o meio literário e fazer com que aos poucos transformasse em um aluno leitor, levando isso para a vida”, comenta Sirlei.

Com representantes de todas as sete coordenadorias distritais de Manaus, a formação destacou a importância da leitura e da literatura como um pressuposto essencial ao aprendizado dos estudantes, debatendo a relevância e o papel dos diversos gêneros literários na sociedade, a fim de preparar os professores na ministração de aulas mais dinâmicas e assim, os alunos para vestibulares e o mercado de trabalho.

O professor de Língua Portuguesa e Literatura, André Menezes, da Escola Estadual Arthur Virgílio Filho, na zona norte da capital, comenta que o evento é de grande relevância para a troca de experiências na rede, e afirma que os materiais são um adicional para o desenvolvimento das aulas. 

“Em relação ao material, ele já está na nossa escola e é um material de fácil acesso. Hoje, podemos observar que vamos lidar e trabalhar com a questão da tecnologia também, isso tem nos favorecido bastante. Eles têm um arcabouço que vai desde o quinhentismo ao modernismo e é muito bom para o Novo Ensino Médio que está entre nós”, afirma o professor. 

Os materiais didáticos são compostos de doze volumes, divididos em quatro partes para maior compreensão em cada etapa da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Por meio deles, professores e alunos também têm acesso a vídeo aulas especializadas para auxílio e exemplificação dos conteúdos, além de textos integrais para cada livro e obras literárias diversas. 

Conteúdo

As atividades do dia foram divididas em duas partes, pela manhã e tarde, com o foco de trazer conteúdos especializados para o dia todo de formação. A abertura foi realizada no auditório da faculdade, com uma recepção e café da manhã com os professores e pedagogos. A secretária executiva adjunta da capital, Arlete Mendonça, e a secretária executiva pedagógica, Hellen Matute, realizaram um discurso de abertura e incentivo aos participantes. 

Pela manhã, palestras como “A leitura e os textos literários como uma experiência de autodescoberta e compreensão do mundo” e “A habilidade leitora, a formação de repertório e o diálogo com os textos como fator de formação dos jovens – pressupostos para uma prática de leitura” foram realizadas, além de uma mesa temática “A leitura brasileira e a reflexão sobre o processo cultural nacional”. 

À tarde, a programação continuou com uma mesa temática sobre “A coleção fundamentos da literatura brasileira e a proposta de uma nova abordagem sobre o estudo dos textos literários”, finalizando com um coffee break e apresentação musical. Todos os participantes receberam um certificado pela formação.