Na pauta da reunião, a devolutiva da Consulta Pública do Prosai, marcada para o próximo dia 25/07

Fotos: Tiago Corrêa / UGPE

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, reuniu-se, nesta sexta-feira (12/07), com o presidente da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Alex Garcia. Na pauta, a devolutiva da Consulta Pública do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O programa é executado no município (a 365 quilômetros de Manaus), pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, órgão vinculado à Sedurb.

Marcada para o próximo dia 25 de julho, a devolutiva é o momento em que as equipes responsáveis pelo programa apresentarão à população o relatório com as respostas e soluções às questões apresentadas durante a Consulta Pública. A ação envolve a população beneficiada pelo programa e representantes da sociedade organizada de Parintins.

A ideia, conforme explicou Marcellus Campêlo, é que se faça o mesmo movimento da primeira fase da consulta, quando a equipe da UGPE apresentou as ações do programa aos vereadores, na Casa Legislativa, e a outros segmentos da sociedade.

“A participação da Câmara foi muito importante na primeira etapa. Da mesma forma será na devolutiva. Vamos mostrar as sugestões, que tanto os vereadores quanto a população em geral fizeram em relação ao projeto original. Nós estamos incorporando muitas dessas sugestões. Aquelas que não foram incorporadas, vamos explicar os motivos”, destaca Campêlo.

O Prosai Parintins receberá investimentos de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. As intervenções envolvem saneamento, requalificação urbana, habitação, drenagem, mobilidade urbana e outros equipamentos públicos que serão construídos pelo programa.

Também participaram do encontro, com o presidente da Câmara, os subcoordenadores da UGPE de Planejamento, Leonardo Barbosa, e Ambiental, Otacílio Júnior.

Alex Garcia disse que a expectativa no município é grande em torno do Prosai. “Esse projeto é fundamental para a melhoria da vida da população. Estamos felizes com a forma como cada passo tem sido discutido com todos os setores da sociedade, assim como a questão ambiental tem sido tratada com muito zelo. É um momento histórico”, afirmou.

Desenvolvido pelo Governo do Amazonas, o Prosai Parintins abrange a área no entorno da Lagoa da Francesa, região que alaga nos períodos de cheia. O projeto beneficiará 5.385 moradores e um total de 832 famílias serão reassentadas das áreas de risco, com a construção de dois parques residenciais de 504 unidades habitacionais.

Além da Lagoa da Francesa, o Prosai impactará positivamente os bairros Castanheira, Centro, Palmares, Santa Clara e Santa Rita, valorizando o turismo na cidade, gerando empregos e levando água tratada para 100% da população.