O programa Revitaliza + vai beneficiar 37 unidades de saúde em Manaus
O secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, concedeu entrevista a uma emissora de rádio e televisão, nesta sexta-feira (09/09), na qual destacou os avanços em todo o estado com investimentos em revitalização das unidades de atendimento e melhoria dos serviços prestados à população.
“A maternidade Alvorada, por exemplo, estava há 30 anos sem reforma. Tínhamos um orçamento e eu conversei com o governador que, em vez de fazermos uma obra que custaria milhões e beneficiaria apenas uma unidade, poderíamos fazer várias obras, beneficiando outras unidades com o mesmo recurso”, explicou o secretário de Saúde.
O Programa de Revitalização das Unidades de Saúde, o Revitaliza+, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Governo do Amazonas, beneficia 37 unidades de saúde em toda a capital amazonense. O Programa vai investir cerca de 30 milhões de reais para avanços estruturais na saúde.
“Se você passar na frente do (HPS) Platão Araújo verá que já começou a revitalização. O hospital tem uma equipe fantástica de atendimento de urgência e nós precisamos adequar o aspecto da unidade à excelência dos profissionais que ali atuam, além de dar segurança ao paciente e aos servidores”, reforçou o secretário.
As obras incluem serviços no Sistema de Tratamento de Efluentes da unidade, instalações hidrossanitárias, reformas na cobertura, na fechada, na pintura, na rede de gases e na rede elétrica, visando garantir o atendimento de demandas emergenciais para ampliação e melhoria contínua da assistência em saúde ofertada aos pacientes. Cada unidade está recebendo manutenção de acordo com o levantamento feito pelo setor de infraestrutura da Secretaria.
As frentes de trabalho atuam em 17 unidades: Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto; Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio; Pronto Socorro da Criança da Zona Sul; Serviço de Pronto Atendimento José Lins; e o Centro de Controle de Endemias do Alvorada 2.
Entrega de Consultórios
Durante a entrevista, o secretário destacou também a entrega de obras nas unidades de saúde, entre elas, a de novos consultórios no Hospital Infantil Dr. Fajardo, no Centro da cidade, ocorrida na última quinta-feira (8). As novas salas são destinadas, exclusivamente, ao atendimento de crianças com fenda palatina, conhecida popularmente como lábios leporinos, que fazem acompanhamento de cirurgia plástica.