Durante a reunião houve apresentação dos principais projetos para desenvolver novas matrizes econômicas

FOTO: Thais Silva/Sepror

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) recebeu, nesta sexta-feira (21/10), em sua sede, membros do Governo do Estado de Roraima para uma reunião, que teve como objetivo mostrar o potencial das cadeias produtivas dos Estados, viabilizando políticas públicas que incrementem atividades econômicas sustentáveis e garantam novas oportunidades de emprego e renda.

Por parte do Governo do Amazonas, a Sepror realizou uma apresentação sobre as ações da atual gestão, dentro do Programa Agro Amazonas, e sobre como trabalha o governo atualmente.

Discutindo os desafios dos processos de gestão frente ao setor primário e assim, implementar melhorias na área, de acordo com a meta global da ONU de 2030, dando qualidade de vida, capacitação e modernização nas cadeias produtivas.

A equipe de gestores de Roraima, composta por Marcelo Parisi, Presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR); Emerson Baú, secretário de Agricultura e Desenvolvimento e Inovação ( Seadi); e Marcelo Pereira, secretário de Estado do Índio ( SEI), foi recebida pelo secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Junior, que destacou a iniciativa, sendo muito importante para compartilhar experiências com outros estados, mostrando o que está sendo feito no estado e ao mesmo tempo interagir com outras administrações.

“Esse é o momento para trocarmos experiências e encontrar soluções para os problemas do setor primário. Essas oportunidades são únicas e enriquecedoras, porque é através do diálogo, do aprendizado, da troca de conhecimentos e políticas públicas para o segmento que conseguimos interiorizar o desenvolvimento das atividades e criar novas matrizes econômicas para o Estado”, ressaltou o secretário durante a reunião com os gestores.

Dentre os assuntos tratados foi destacada também a forma como o governo roraimense realiza parcerias público privadas, modos de governança, questões fiscais e explicação de algumas frentes importantes, como a de finanças.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Roraima, Emerson Baú, enfatizou que o estado vem trabalhando para se tornar o estado modelo no combate ao desmatamento, além de buscar o destravamento da questão ambiental, ampliação de módulos da agricultura familiar.

“Esta integração de ações funciona de maneira estratégica, e traz o fortalecimento do setor primário, bem como as políticas públicas impactam de forma efetiva. Como prova disso temos os resultados positivos dessas ações”, destacou o secretário Emerson Baú.

Pelo Sistema Sepror estiveram presentes ainda, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e a diretora-executiva da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Participaram também a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).