Departamento de Arrecadação busca incrementar arrecadação de municípios do interior

FOTO: Felipe Wanderley/Sefaz-AM

Aproximar o contribuinte do interior do fisco, estimular a cidadania fiscal, combater a sonegação de impostos e incrementar a arrecadação de tributos no interior. Com esses objetivos, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz), realizou durante esta semana um curso intensivo de aperfeiçoamento com os chefes das agências e postos de arrecadação no interior do estado.

Conduzido pelo Departamento de Arrecadação (Dearc), o curso ocorre por meio de mentoria, em que os líderes mais experientes trabalham como instrutores de gestores das unidades da Sefaz no interior. De acordo com o Dearc, o interior responde por menos de 10% da arrecadação do estado, mas tem grande potencial para ampliar significativamente essa participação.

Para a diretora do Departamento de Arrecadação, Anny Karolliny, a capacitação profissional dos servidores visa melhorias na prestação de serviços à sociedade, de maneira geral, já que os tributos são os principais financiadores dos bens e serviços públicos, como saúde, segurança, educação, habitação, etc.

Além disso, segundo ela, um dos objetivos do curso foi de oferecer aos gestores das agências de Arrecadação da Fazenda Estadual atualização de rotinas e novas tecnologias administrativas adotadas na sede da Sefaz, em Manaus. “A integração dos procedimentos, o aperfeiçoamento dos processos, assim como a melhoria da relação entre o contribuinte e o fisco, também são resultados esperados com essa capacitação”, declarou.

De acordo com o gerente da Arrecadação, Joel Brito Moura, a Sefaz tem investido constantemente em capacitação profissional para promover o desenvolvimento efetivo de seus servidores, visando garantir o desenvolvimento profissional, uniformização dos procedimentos em seus processos internos. Da mesma forma, permitindo também aos servidores conhecer, dominar e se adequarem às novas tecnologias e normas da organização.