A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), por meio de sua Assessoria Ambiental, realizou na sexta-feira (11/06), no auditório da secretaria, um ciclo de palestras abordando temas alusivos ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.
Realizado todos os anos pela Seinfra, o evento deste ano contou com a apresentação de cinco palestras sobre temas como “A importância do diagnóstico hidrológico para os projetos de Infraestrutura”, ministrada pela Dra. Jussara Cury; “Prosamim: modelo de gestão socioambiental”, ministrada pelo engenheiro florestal Otacílio Cardoso; “Documento de Origem Florestal – DOF: o uso de madeira legalizada”, com o engenheiro Florestal Márcio Dalmo; “Os impactos ambientais e os serviços de infraestrutura urbana: como mitigá-los desde o planejamento até a execução”, com a Dra. Andréa Walchman; e “Diagnóstico de riscos geológicos em orlas na Amazônia: estudos de caso”, com o geólogo Antônio Gilmar Honorato.
Em todas as apresentações a participação dos servidores da Seinfra foi maciça, demonstrando o interesse pelo tema, inclusive quando de situações que são mais próximas do dia a dia, por exemplo, dos fiscais de obra, que colheram subsídios para facilitar o trabalho de fiscalização das obras de responsabilidade da Seinfra.
A Dra. Janete Bouez Abrahim, Secretaria Executiva de Infraestrutura, que comandou a abertura e o encerramento dos trabalhos, destacou que este tipo de evento “só engrandece e aumenta ainda mais os conhecimentos dos servidores da secretaria, trazendo novas ferramentas de trabalho para ajudar na execução das tarefas de cada um na Seinfra”.
Para ela, todos devem ter pleno conhecimento da legislação referente ao meio ambiente, principalmente aquelas ligadas à construção, à construção de estradas, que é a atividade-fim da Seinfra.
A Assessoria Ambiental, Daniele Lopes, comemorou o sucesso do evento e destacou que a participação dos servidores da Seinfra demonstra o interesse em aprender mais; e em buscar o aprimoramento para melhorar e aumentar a produtividade, em cada setor da secretaria.