Ações foram desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa)
Foto: Divulgação /Sepror
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa), entregou hoje (24/05), 62 mil alevinos de tambaqui no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros distante de Manaus), beneficiando 50 piscicultores em seis comunidades rurais. A atividade teve a participação do escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas e da Secretaria de Produção Rural do município.
O titular da Sepa, Alessandro Cohen, destacou a ação como o cumprimento de um compromisso do Governo do Estado com o setor produtivo da pesca amazonense que atua na piscicultura.
“Estamos cumprindo a determinação do governador Wilson Lima, sob orientação do secretário da Sepror, Daniel Borges, fazendo hoje a entrega de 62 mil alevinos de tambaqui que irá alavancar a atividade de mais 50 famílias de produtores rurais no município, proporcionando melhoria de renda e contribuindo para o desenvolvimento de Presidente Figueiredo”, disse Alessandro Cohen.
Foto: Divulgação /Sepror
Oficinas de Ordenamento Pesqueiro
Nos dias nos dias 22 (quarta-feira) e 23 (quinta-feira) a Sepror atuou em duas oficinas de ordenamento da pesca na região do Mamorí, no município de Careiro Castanho (distante 88 quilômetros de Manaus).
As oficinas foram coordenadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realiza um diagnóstico sobre as melhores práticas resultantes de acordos de pesca em áreas de abrangência da BR 319, rodovia que liga o Amazonas ao Centro-Oeste e Sul do país.
No evento, o engenheiro de pesca da Sepror, João Bosco Ferreira, foi um dos moderadores.
“As oficinas são eventos técnicos primordiais para ouvir os atores locais que utilizam os recursos pesqueiros, levantar os problemas que ocorrem na implementação dos acordos e propor ajustes nesse instrumento de ordenação da pesca naquela área”, avaliou Bosco Ferreira, acrescentando que outras reuniões serão realizadas em datas a serem definidas pela FGV.