Foram beneficiadas 130 agricultoras familiares do Ramal do Pau Rosa

FOTOS: Divulgação/Sepror

“Além da realização dos cursos de capacitações, o Governo do Amazonas fomenta nossa agricultura”, ressalta a produtora rural Isabel Freire. Ela integra o grupo de 130 agricultoras familiares, do ramal do Pau Rosa, zona rural de Manaus, que receberam kits de mudas de citros (laranja e limão), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

As entregas iniciaram na terça-feira (25/03), em evento promovido pelo Governo do Amazonas, no parque de exposições Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus, e foram encerradas nesta sexta-feira (28/03), na sede da Associação Comunitária do Ramal do Pau Rosa (Azamor).

“Agradeço ao governador Wilson Lima, a todo o Sistema Sepror, e ao secretário Daniel Borges, que atendeu nossas demandas, visando fortalecer a produção local, além de nos proporcionar uma nova atividade de agricultura na produção de citros”, diz Isabel Freire.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom

Cada agricultora recebeu um kit de citros, composto por 20 mudas de laranja e 10 de limão, somando ao todo 3,9 mil mudas entregues. A ação faz parte do 1º Encontro das Patroas do Agro, coordenado pela Sepror, promovido em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Durante o 1º Encontro da Patroas do Agro, as agricultoras foram profissionalizadas com as realizações de cursos de Produção de Biofertilizantes, Introdução à Piscicultura, e de Comercialização de Produtos Agrícolas.

Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, fomentar a agricultura é prioridade do Governo do Amazonas, para potencializar o setor em todo estado, com entrega de insumos, investimento em novas tecnologias, realização de cursos de capacitações, acompanhamento técnico aos produtores rurais, entre outras ações.

“Iniciamos o ano de 2025 com entregas para mais de 20 municípios do estado, no Parque de Exposições, em evento liderado pelo governador Wilson Lima. Vamos fortalecer todos os municípios do Amazonas, esse é o compromisso do Governo do Estado, um setor primário forte”, finaliza Daniel.