O recurso, previsto no Prosai, é para o fortalecimento da autarquia, para que possa administrar o novo sistema que será implantado na cidade

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas vai investir R$ 10 milhões no fortalecimento institucional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio do Programa de Saneamento Integrado (Prosai). O investimento é para que a autarquia, administrada pela prefeitura, possa fazer a gestão do novo sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário que está sendo implantado na cidade, pelo programa.

As obras do Prosai Parintins estão sendo executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, as intervenções por parte do Governo do Amazonas vão permitir levar água de qualidade para toda a cidade. A cobertura e tratamento de esgoto, que hoje não existe, beneficiará até 25% da população na área de intervenção do programa.

“Identificamos a necessidade de incluir no Prosai ações de fortalecimento do Saae, a fim de que possa operar e manter adequadamente a infraestrutura de água e esgoto que será implantada pelo programa”, afirmou o secretário.

Entre os principais benefícios estão as melhorias tecnológicas para atender às necessidades dos moradores do município, com abastecimento de água de qualidade. Atualmente, o serviço é realizado de forma precária e não atende à demanda dos moradores.

O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, ressalta que a restruturação da autarquia vai aumentar a eficiência do sistema de distribuição de água, como também a automatização do trabalho para maior produtividade dos servidores. “Outro benefício é manter o controle de distribuição de água, podendo-se aferir a quantidade de metros cúbicos de água produzida, distribuída e faturada pela autarquia”, afirmou o coordenador.

O fortalecimento do Saae vai melhorar, ainda, as condições de trabalho dos servidores, para que possam desenvolver suas atividades com qualidade e segurança, com visão técnica e profissional.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Acordo de Cooperação

As tratativas com a direção do Saae para a implantação do novo sistema de abastecimento de água e esgoto de Parintins incluem a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica (TACT), que será celebrado entre o Estado do Amazonas, representado pela UGPE, e a autarquia. A finalidade é regulamentar as obrigações e as responsabilidades dos órgãos. Quanto ao repasse de informações ou tecnologias, as equipes do Prosai, do Saae e da Prefeitura de Parintins interagem tecnicamente para alinhamentos dos projetos e obras.

Abastecimento de água

As obras do novo sistema de abastecimento de água avançam com as instalações das tubulações que vão adequar, ampliar e recuperar as redes de distribuição na área urbana de Parintins, cujos investimentos somam R$ 119 milhões, incluindo a nova rede de esgoto.

Leonardo Normando frisa que o trabalho tem como meta levar água tratada às casas do perímetro urbano, através de 46 quilômetros de rede de distribuição, 10 novos poços e recuperação de sete já existentes. Com isso, garantir a ampliação da cobertura rede de água, regularidade no abastecimento e qualidade de vida para a população.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE e Neudson Corrêa

As obras do sistema de esgoto, que ainda serão iniciadas, irão contemplar as áreas de intervenção do programa. Serão implantados 31 quilômetros de redes (ligações domiciliares e intradomiciliares, coletores tronco e interceptores), beneficiando os bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita de Cassia. Além disso, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e quatro estações elevatórias, para beneficiar 2,4 mil famílias na área de intervenção.

Desde o início da programação, em setembro do ano passado, as obras já chegaram a seis bairros da cidade: Paulo Corrêa, São José Operário, Vitória Régia, Nossa Senhora de Nazaré, São Vicente de Paulo e Emilio Moreira, com a instalação da tubulação da rede de abastecimento de água em 46 ruas.

Até o momento, já foram instalados 13,5 quilômetros de tubulação da rede de abastecimento de água para futura ligação aos novos Centros de Reservação e Distribuição (CRDs). Também foram realizados 18,9 mil metros quadrados de micro revestimento asfáltico para uniformização do pavimento nos trechos onde a rede de água foi instalada. Nesta primeira etapa do Prosai foram perfurados, ainda, três novos poços tubulares e estão em fase de execução as casas de bombas.