Equipe esteve no município e atendeu na comunidade Filadélfia
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), esteve no município de Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros da capital), realizando palestras e cadastro de artesão.
A ação foi realizada na Comunidade Filadélfia, e atendeu cerca de 42 artesãos, que fizeram o cadastro da Carteira Nacional do Artesão. Outro momento foi a palestra sobre o Projeto Laboratório Competitivo, fruto do convênio firmado com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.
De acordo com a Chefe do Departamento de Artesanato e Economia Solidária, Cláudia Monteiro, ir até os municípios para levar o serviço do cadastro de artesão é muito importante.
“Com o apoio do Governo do Estado, estamos trabalhando para tornar reconhecidos a nível nacional, o trabalho de homens e mulheres que dependem do artesanato, por isso, estamos investindo em projetos que tornem isso possível”, ressaltou.
Para o Secretário Executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, a carteira possibilita a visibilidade do trabalho feito pelos artesãos.
“A Setemp continua trabalhando na emissão da Carteira Nacional do Artesanato, sempre motivando a população do estado na geração de emprego e renda, oferecendo todos os benefícios que os profissionais merecem com esse serviço, como emitir a nota fiscal avulsa, além de participar de feiras estaduais, nacionais e até internacionais de artesanato.” Falou o secretário.
Carteira do Artesão
A carteira do artesão beneficia de diversas formas o artesão, permitindo a emissão de nota fiscal avulsa e a participação em eventos do artesanato promovidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (Pab). O artesão interessado em obter o documento pode comparecer na sede da Setemp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, Avenida Djalma Batista, 1.018, bairro Chapada, zona centro-sul.