Ao todo, 55 policiais da PMAM e cinco da Polícia Civil participam do Curso
Foto: Maxwell Santos/SSP-AM
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e a Universidade do Amazonas (UEA), deu início, nesta segunda-feira (29/07), ao primeiro Curso Superior de Polícia (CSP) com especialização em Gestão Estratégica em Segurança Pública.
A primeira turma é composta por 60 policiais das polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM). Os servidores receberão capacitação para assumir postos e funções a níveis estratégicos.
A cerimônia de abertura do curso foi realizada no auditório da UEA, na avenida Djalma Batista. Estiveram presentes, o subcomandante da PMAM, tenente-coronel Thiago Balbi, o diretor adjunto do Instituto Integrado de Ensino em Segurança Pública (Iesp), coronel Sulemar Barroso, o reitor da UEA, André Zogahib, entre outras autoridades militares.
Foto: Maxwell Santos/SSP-AM
O diretor adjunto do Iesp, coronel Sumelar Barroso informou que o Amazonas se adiantou na realização do curso, conforme determina a Lei Nº 14.751, de 12 de dezembro de 2023. O coronel ressaltou, ainda, que o instituto atuou como intermediador de todo o processo junto à UEA, que sempre foi parceria da SSP-AM, na realização de cursos de formação dos policiais do Amazonas.
“O Iesp se sente honrado em participar deste momento histórico para a segurança pública do Amazonas, onde os nossos alunos irão ganhar mais conhecimento e consequentemente, e com isso, a sociedade amazonense terá uma serviço ainda melhor no que tange a segurança pública”, afirmou o diretor.
De acordo com o subcomandante da PMAM, coronel Thiago Balbo, o Amazonas não cumpre apenas a legislação legal, mas também está capacitando os comandantes para tomarem decisões de planejamento estratégico da Polícia Militar.
“Temos certeza que essa parceria com a Universidade do Estado do Amazonas é profícua, que já existe há 22 anos, trazendo benefícios para a Polícia Militar e para a população, já que as estratégias de policiamento e a gestão da Polícia Militar serão muito melhor empregadas com esse curso”, destacou o subcomandante geral da PMAM.
Foto: Maxwell Santos/SSP-AM
Parceria
O reitor da UEA, doutor André Zogahib, lembrou que a turma que iniciou o curso, nesta segunda-feira, é também a primeira turma que, em 2002, deu início ao primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO), ministrado no Amazonas, também, pela Universidade do Amazonas.
“Vinte e dois anos depois, essa mesma turma está tendo a oportunidade de fazer o CSP, que é o último curso dentro da escala de formação dos policiais militares, aqui com a nossa Universidade. Isso mostra o esforço do Governo do Estado, de toda a equipe da Segurança Pública com a Universidade para que nós consigamos promover uma educação de qualidade e que isso possa repercutir de forma positiva nas ruas para que nós tenhamos uma segurança cada vez mais eficaz”, concluiu o magnífico reitor.
O curso
O Curso Superior de Polícia visa preparar os tenentes-coronéis da PMAM e delegados de classe especial da PC-AM para assumir os postos e funções de nível estratégico, preparando-os com a qualificação adequada para o processo decisório, além de habilidades referentes a estudo de Estado Maior, e Gestão Estratégica para os Comandos das Corporações.
A Turma 1 do Curso Superior de Polícia-CSP/2024 é composta por 60 alunos, sob o regime presencial, com duração de 06 meses, carga horária de 480 horas e as aulas iniciarão no dia 05 de agosto de 2024.