Na manhã desta quarta-feira (28/10), houve a distribuição de material com informações sobre o serviço nas principais áreas comerciais do Centro de Manaus – FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) iniciou, neste mês de outubro, campanha de popularização do serviço telefônico 181, o disque-denúncia oficial do órgão. Na manhã desta quarta-feira (28/10), houve a distribuição de material com informações sobre o serviço nas principais áreas comerciais do Centro de Manaus.

A campanha foi idealizada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, e visa aumentar o número de denúncias, que, de janeiro ao mês de maio deste ano, totalizaram três mil ligações.

Servidores da Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança estão nas ruas fazendo a entrega dos panfletos com as orientações sobre as formas de denunciar ações de criminosos. Pelo telefone, é possível relatar todo tipo de crime: de casos de foragidos da justiça a informações sobre homicídios. A informação é distribuída para as equipes policiais responsáveis pela investigação de cada tema.

Além dos panfletos, cartazes serão afixados em unidades de saúde, Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), linhas de ônibus do transporte coletivo, escolas estaduais e municipais, universidades e embarcações.

De acordo com o ouvidor-geral do Sistema de Segurança, professor João Cezar Ferreira Maciel, o objetivo é estimular o cidadão a participar cada vez mais da segurança pública. “O 181 vem para fortalecer ainda mais esse serviço oferecido ao cidadão, para que ele possa fazer denúncias e assim, colaborar com a polícia”, disse.

O sistema telefônico funciona gratuitamente e está disponível em todo o Amazonas. A denúncia pode ser feita através de celular ou telefones convencionais. Não há registro do telefone do denunciante.

As denúncias são repassadas à Polícia Civil para investigação e são acompanhadas pela Secretaria de Segurança. O 181 funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.