Assunto foi discutido em reunião entre representantes da UGPE e do EMTT local

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e a Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT) vão atuar em conjunto na sinalização e segurança das obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O alinhamento feito entre os técnicos dos dois órgãos tem como objetivo reforçar as medidas para minimizar os impactos no tráfego e assegurar a integridade de pedestres e motoristas nas áreas de intervenções do programa.

Entre as ações discutidas no último dia 17 de janeiro durante reunião entre as equipes do EMTT de Parintins e da UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), estão a sinalização das vias, o desvio de rotas e a colaboração na divulgação de comunicados para a população sobre os locais em que as obras estão acontecendo. Participaram da reunião a equipe da UGPE, comandada pelo coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, o diretor administrativo e financeiro da EMTT, Ricardo Tupinambá Cohen, e a assistente técnica da EMTT, Andréa Duarte.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o programa atua, no momento na execução de obras do novo sistema de abastecimento de água e nos próximos dias deve iniciar as obras de esgotamento sanitário. “A parceria entre os órgãos busca criar um ambiente seguro para a realização das obras, priorizando a proteção dos cidadãos e o fluxo organizado nas vias, reforçando o compromisso com o bem-estar e a mobilidade urbana”.

O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, destacou a importância do trabalho em conjunto para garantir a mobilidade urbana, a segurança dos pedestres e motoristas, além de mitigar possíveis impactos no cotidiano do comércio local. “Eles são as autoridades no trânsito do município e precisamos ouvir e alinhar parcerias para trabalharmos juntos, assegurando organização e continuidade da mobilidade”, afirmou Normando.

De acordo com a EMTT, o cronograma de obras será publicado na página oficial da empresa, assegurando que a população de Parintins esteja informada. “Essa parceria é essencial para garantir a segurança dos pedestres e motoristas que transitam pelos trechos onde as obras estão sendo realizadas. Além disso, a equipe se responsabiliza por divulgar semanalmente o cronograma das obras, conforme as áreas em que os trabalhos serão executados.

O projeto do Prosai Parintins inclui uma área de intervenção de 119 mil metros quadrados, alcançando os bairros Santa Clara, Francesa, Centro, Palmares, Santa Rita de Cássia e Castanheira, impactados diretamente pelas obras. Porém as obras do novo sistema de abastecimento de água alcançarão outras áreas da cidade e beneficiar 100% da população.