Representantes das subcoordenadorias Ambiental e de Planejamento da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se reuniram ao longo da última semana, na sede da unidade, para discutir e alinhar informações sobre os estudos e projetos para um novo programa de saneamento nos moldes do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
O alinhamento prévio entre os órgãos visa a transparência do projeto desenvolvido pela UGPE, e também a resolução de quaisquer dúvidas que o Ipaam possa ter, além de oportunizar a contribuição dos técnicos do Instituto em soluções para o projeto, que ainda está na sua fase de concepção.
Durante a reunião, foram expostas questões relacionadas a recursos naturais e análises ambientais do Ipaam em relação ao projeto.
“Nessa conversa frente a frente, os anseios que partem do ponto de vista ambiental por conta do órgão licenciador de meio ambiente são colocados na mesa, então ali a gente cria um fortalecimento maior das ideias e dos anseios de ambas as partes”, comenta o subcoordenador ambiental da UGPE, Otacílio Júnior.
De acordo com o gerente de Recursos Hídricos do Ipaam, Sérgio Martins de Oliveira, a troca de ideias entre os órgãos facilita e agiliza a análise técnica da instituição, como também a execução do projeto em si.
“É importante deixar claro que, desde a gênese do projeto de revitalização dos igarapés de Manaus, é percebível o avanço das melhorias que foram efetuadas de etapa para etapa, porque nós entendemos desde o início que é necessário mantermos esse feedback entre órgãos”, explica o gerente.