Objetivo é orientar sobre manutenção e conservação dos espaços
A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), está realizando uma série de oficinas para moradores do Parque Residencial São Raimundo, zona oeste da capital. A ação, que começou na segunda-feira (13/02) e prossegue nesta terça (14/02), faz parte das atividades do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O objetivo é orientar sobre a responsabilidade de cada um na gestão e conservação dos espaços construídos por meio do programa.
As reuniões acontecem no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), antigo Escritório Local (ELO) do residencial. Antes gerenciado pelo Prosamin, o espaço foi repassado em 2021 para a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio de um termo de cessão de uso.
Nas reuniões, os moradores estão recebendo informações sobre os serviços ofertados no Cras, dentre os quais o Cadastro Único, acompanhamento do Bolsa Família, auxílio no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e encaminhamento para cursos.
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, os serviços ofertados no local beneficiam toda a comunidade do São Raimundo e entorno, com as políticas de assistência social e de proteção ao cidadão. “O Prosamin fica por um tempo fazendo o acompanhamento pós reassentamento, mas depois esses espaços são repassados para o município continuar o trabalho social”, disse Campêlo.
Nas reuniões, os participantes também recebem instruções sobre regularização do título definitivo, regras de convivência entre vizinhos, e orientações relacionadas a modificações de estruturas das unidades habitacionais e das áreas comuns, entre outras previstas no manual do proprietário. Não é permitido, por exemplo, construir vãos para janelas, mudar portas e janelas de posição, construir paredes internas e varandas, quebrar o piso da unidade habitacional para assentamento de cerâmica, colocar toldos, entre outros.
“Nós buscamos, através das palestras, trazer informações sobre a manutenção da unidade habitacional como um todo, nas questões de aumento da vida útil dos equipamentos que estão nessa área e a sensibilização para que haja comportamento preventivo em relação aos acidentes domésticos”, afirma Viviane Dutra, coordenadora do setor Social da UGPE.
Primeira Brigada de Incêndio
O Corpo de Bombeiros participa com orientações de segurança sobre a instalação e uso correto do extintor de incêndio e do gás de cozinha. Na ocasião, está sendo apresentada aos moradores a primeira Brigada de Incêndio do Prosamin, além de votação para a coordenação dos voluntários, que foram capacitados pelos Bombeiros.
O eleito para coordenar a brigada geral do São Raimundo, o autônomo Mario Jorge, diz se sentir grato. “Eu estou feliz por ter sido eleito pela maioria aqui presente. Podem contar comigo”, afirmou.