Com a iniciativa, o Governo do Estado contribui com o avanço do saneamento básico na capital

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), repassou à administração municipal, por meio da concessionária Águas de Manaus, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Residencial General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona sul da capital. O habitacional foi construído pelo Governo do Estado, via Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

A assinatura do Termo de Repasse foi feita nesta quarta-feira (11/12), pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas, e o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman), Elson Ferreira.

O Residencial General Rodrigo Otávio foi inaugurado em abril de 2023. Conta com um total de 32 apartamentos, tendo recebido moradores de áreas de risco de alagação, nas comunidades da Sharp, zona leste, e Manaus 2000, zona sul, área de atuação do Prosamin+.

De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, a estação de tratamento será interligada à rede de esgotamento sanitário da Águas de Manaus e, futuramente, à ETE Raiz, que está sendo construída em uma área remanescente do Prosamim II e irá atender mais de 220 mil pessoas das áreas de intervenção. “O Governo do Estado está contribuindo com o avanço do saneamento básico no Amazonas, visando à universalização dos serviços e à melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou.

O Prosamin implantou mais de 180 quilômetros de rede de esgoto na capital, construiu uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sete estações elevatórias e regularizou o acesso de 5,8 mil famílias à água potável, além de 4 mil ligações domiciliares à rede de esgoto. O Prosamin+ está dando continuidade aos serviços e vai executar mais 60 quilômetros de rede de esgoto e incluir mais 1 mil famílias na rede de abastecimento de água.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Ferreira, responsável pela fiscalização dos serviços ofertados pela Águas de Manaus, ressaltou que o apoio do Estado, por meio do Prosamin+, é fundamental para a cidade avançar na universalização do saneamento básico. “A iniciativa do Governo do Estado é muito importante para o aumento do índice de cobertura de esgoto na capital, a fim de conseguirmos cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento”, afirmou.

O Marco Legal do Saneamento prevê que 99% da população seja atendida com abastecimento de água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Segundo a concessionária, Manaus já atingiu a universalização do serviço de água e aproximadamente 30% de cobertura de esgoto.