Neste ano, o programa destinou R$ 5 milhões para aquisição de 80 itens alimentícios diretamente dos produtores rurais

Foto: Divulgação/ Idam

As 75 Unidades Locais e postos avançados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebem, até a segunda-feira (10/02), as inscrições dos interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa é uma iniciativa do Governo Federal, executado no Amazonas pela Secretaria de Produção Rural (Sepror).

O programa prevê a aquisição de 80 itens alimentícios diretamente do produtor rural, como forma de incentivar a produção agropecuária e a geração de renda aos trabalhadores. Além disso, os alimentos adquiridos por meio do programa têm como destino pessoas em situação de vulnerabilidade social, que receberão os alimentos por meio das associações.

Para este ano, o Governo Federal liberou o investimento de R$ 5 milhões para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar de pequenos produtores rurais no Amazonas, via PAA. Podem participar do programa agricultores familiares e produtores rurais, além associações e cooperativas de produtores rurais e agroindústrias.

“O PAA é um programa importante para geração de renda ao agricultor familiar do nosso estado, pois garante o escoamento dos produtos e, assim, incentiva o nosso produtor rural a melhorar e aumentar sua produção, com a garantia da venda”, destacou a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (Diter) do Idam, Nadiele Pacheco.