Processos fortalecem o monitoramento de doenças no estado
Foto: Arquivo/FVS-RCP
O Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) e o Laboratório de Fronteiras (Lafron), ambos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realizaram 494 mil processos laboratoriais em 2024, os quais fortaleceram o monitoramento de doenças no estado. A FVS-RCP é ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Dos 494 mil processos laboratoriais, foram 260 mil exames e ensaios e 234 mil procedimentos laboratoriais. Os procedimentos incluem realização de exames de diagnóstico de doenças de notificação compulsória, exames laboratoriais relacionados à vigilância sanitária e ambiental, além de ensaios para exames de biologia molecular.
“Esses números são resultado de um trabalho dedicado e contínuo das nossas equipes, visando a precisão e a rapidez no diagnóstico, contribuindo diretamente para o controle e prevenção de doenças no Amazonas”, ressaltou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Foto: Divulgação/FVS-RCP
Em 2024, o Lacen-AM também desempenhou papel estratégico nas discussões nacionais de vigilância em saúde laboratorial. A FVS-RCP participou ativamente da Reunião de Diretores da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) e da Reunião de Dirigentes de Vigilância em Saúde 2024, realizadas em Brasília, onde foram abordados temas como o fortalecimento da rede de vigilância e a implementação de novos métodos diagnósticos.
Em dezembro de 2024, o Lacen-AM foi reconhecido pela excelência ao receber a certificação de desempenho satisfatório no Programa de Ensaio de Proficiência (PEP-Funed) 2024. O laboratório destacou-se com 100% de concordância nas rodadas de Ensaios Sorológicos, um feito que reitera o compromisso da FVS-RCP com a qualidade e a segurança no diagnóstico de doenças como Leishmaniose Visceral, Leptospirose, HIV, Dengue, Chikungunya e outras condições na região.
Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP
Para o diretor do Lacen-AM, Marco Oliveira, o desempenho no Programa de Ensaio de Proficiência é resultado do esforço contínuo pela excelência. “A certificação só é concedida a laboratórios que atendem a rigorosos critérios de qualidade. Este reconhecimento reflete o compromisso do Lacen-AM com a saúde pública e a constante busca pela excelência no controle das doenças que impactam a população amazonense”, destacou Marco.
O diretor do Lafron, localizado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), Herton Dantas, enfatizou a relevância de eventos como esses para o aprimoramento da rede de saúde pública também na área da região do Alto Solimões e nas proximidades da tríplice fronteira (entre Brasil, Colômbia e Peru). “A realização dos serviços busca fortalecer a rede de saúde coletiva, tornando-a mais robusta e eficiente”, avalia Herton.
Foto: Letícia Araújo/FVS-RCP
Vigilância laboratorial
Com a execução de exames e ensaios ao longo de 2024, Lacen-AM e Lafron da FVS-RCP reafirmam o papel estratégico no controle de doenças e no monitoramento epidemiológico, sempre alinhados às melhores práticas laboratoriais e às diretrizes nacionais de saúde pública.