Temáticas foram abordadas no 3º Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde da Uninorte
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP
As vigilâncias laboratorial e de arboviroses realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fizeram parte da programação do 3º Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde da Uninorte, em Manaus, que se encerra neste sábado (02/11).
O evento destaca o tema “Políticas públicas de saúde, epidemiologia e promoção de saúde: desafios e avanços da área”, visando ampliar o conhecimento dos participantes sobre as últimas tendências em Saúde Pública, com os principais nomes do campo da Saúde.
“Essas iniciativas são estratégicas, porque aproximam, ainda mais, a academia das ações de saúde pública e é, também, espaço para que o Serviço Único de Saúde apresente toda a atuação de excelência que é realizada para os futuros profissionais da área”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP
Na sexta-feira (1º/11), o diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) da FVS-RCP, Marco Oliveira, destacou a vigilância laboratorial nas políticas de saúde pública. “É estratégico que os acadêmicos de saúde estejam cientes da importância do Lacen Amazonas, referência na promoção de saúde no país”, afirmou.
Entre os reconhecimentos públicos institucionais do Lacen-AM está o Certificado de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na área de produtos, desde 2018, e o título de Referência Regional no diagnóstico de tuberculose e micobacterioses não tuberculosas, desde 2019.
Na quinta-feira (31/10), Samyly Aguiar, da gerência de Vigilância de Doenças Transmissíveis no Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, destacou os avanços da epidemiologia das arboviroses no Amazonas sob a perspectiva da abordagem de uma só saúde.
“Entre as ferramentas apresentadas está o informe epidemiológico de arboviroses, que a FVS divulga mensalmente como estratégia de transparência do cenário à população, além de funcionar como subsídio para ações multidisciplinares e interinstitucionais no Amazonas”, afirmou Samyly.
FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP
Homenagens
Ainda na abertura do 3º Congresso Nacional Multiprofissional da Saúde da Uninorte, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, receberam a Comenda Maurício de Nassau, na noite de quinta-feira (31/10), no Manaus Plaza Shopping, em reconhecimento pelo comprometimento com a saúde pública e liderança como fontes de inspiração para a comunidade acadêmica e profissional de Manaus.